Date: 
Lundi, août 2, 2021
Heure: 
14:00 – 17:00
Description: 

As Orientações Estratégicas da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o Fortalecimento da Enfermagem e Obstetrícia 2021-2025 destacam a necessidade de aumentar a proporção de profissionais, a nível mundial, em cargos superiores na saúde e no meio acadêmico e desenvolver a próxima geração de líderes nestas áreas.

Lançado em 2019, o documento Diretriz Estratégica para a Enfermagem na Região das Américas aponta para o fortalecimento da qualidade da educação em enfermagem para responder às necessidades dos sistemas de saúde voltados ao acesso universal à saúde, cobertura universal de saúde e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O documento determina diversas ações que devem ser realizadas nos níveis regional, nacional e por parceiros.

 A América Latina conta, até o momento, com cerca de 50 programas de doutorado, e destes, 73% se encontram em um único país, Brasil. A falta desta formação impacta na atuação dos enfermeiros para assumirem cargos de liderança, no desenvolvimento técnico científico e nos avanços da educação superior.

 A pandemia de COVID-19 reforçou a importância de reavaliar a formação e treinamento dos enfermeiros e mostrou a viabilidade do uso da tecnologia e a educação virtual. Passados quase 18 meses desde o início da pandemia, é importante discutir as lições aprendidas e apreendidas e o futuro.

O Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Brasil, vem desde sua primeira designação, em 1988, apoiando o desenvolvimento de recursos humanos e disseminação do conhecimento. Dentre as atividades aprovadas em sua última redesignação (2018 a 2022), propõe-se a organização de um fórum internacional, com o objetivo de discutir as oportunidades, possibilidades e desafios da formação doutoral de enfermeiros na América Latina. Em colaboração com a OPAS, o evento reunirá líderes do ensino de pós-graduação em enfermagem na América Latina e promoverá uma ampla discussão sobre as oportunidades da formação doutoral dos enfermeiros. Este workshop também se fundamentará no Plano de Ação apresentado pela OPAS em sua publicação “Panorama de los programas de doctorado en enfermería en América Latina y Caribe”.

Organização

Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Brasil

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Brasil

Organização Pan-Americana de Saúde

Objectif(s) de la réunion: 
  • Discutir as oportunidades, estratégias e desafios dos programas de doutorado vivenciados durante a pandemia e as perspectivas no pós-pandemia.
  • Discutir as experiências na organização de futuros programas de doutorado.
  • Ampliar a discussão sobre as estratégias para fortalecer as capacidades dos enfermeiros por meio da formação doutoral.
Brève synthèse des sujets: 
  • Fortalecimento da Enfermagem no Brasil e na Região das Américas
  • Oportunidades, estratégias e desafios da formação doutoral em Enfermagem na América Latina e Caribe. Perspectiva no pré e pós-pandemia - Grupo de trabalho (Coordenadores de Programas de Doutorado e Diretores de Escolas de Enfermagem)
  • Impacto da formação doutoral no fortalecimento das capacidades dos profissionais de saúde
  • Desafios para o estabelecimento de futuros Programas de Doutorado
  • Estratégias para fortalecer as capacidades de enfermeiros com formação doutoral.
Haut-parleurs. Bref résumé du programme: 

Antonia Villarruel, Diretora, School of Nursing, University of Pennsylvania, Estados Unidos

Carla A. Arena Ventura, Diretora do Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Brasil

Carlos Gilberto Carlotti Junior, Pró-Reitor de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo, Brasil

Cristina Parada, Coordenadora da Área de Enfermagem – CAPES, Brasil

Dawn A. Munroe, Diretora da Escola de Enfermagem, The University of West Indies at Mona, PAHO/WHO Collaborating Centre for Nursing and Midwifery Development in the Caribbean, Jamaica

Elucir Gir, Presidente da Comissão de Pós-Graduação da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Brasil

Estratégias para fortalecer as capacidades de enfermeiros com formação doutoral Grupo de trabalho (Coordenadores de Programas de Doutorado e Diretores de Escolas de Enfermagem)

Gloria Mabel Carrillo, Diretora, Escuela de Enfermería, Universidad Nacional de Colombia, Colômbia

Maria Helena Palucci Marziale, Diretora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Brasil

Maria Isabel Catoni, Diretora, Escuela de Enfermería, Pontificia Universidad Católica de Chile, Chile

Mirna Beatriz Gallardo, Presidente da Associação de Enfermagem do Paraguai, Paraguai

Monica Padilla, Coordenadora da Unidade Técnica de Capacidades Humanas para a Saúde, OPAS/OMS, Brasil

Olivia Inés Sanhueza Alvarado, Presidente da Associação Latino-americana de Escolas e Faculdades de Enfermagem (ALADEFE) e professora da Facultad de Enfermería de la Universidad de Concepción, Chile

Oscar Ocho, Diretor, Escola de Enfermagem, University of the West Indies at St. Augustine, e Diretor, PAHO/WHO Collaborating Center for Nursing Leadership and Policy, Trinidade e Tobago

Pedro Fredemir Palha, Vice-diretor da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Brasil

Rosa Amarilis Zarate, Diretora, Escuela de Enfermería, Universidad Autónoma de México, México

Silvia Helena De Bortoli Cassiani, Assessora Regional de Enfermagem e Técnicos de Saúde da Organização Pan-Americana de Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), Washington D.C., Estados Unidos

Mots clés: 
Enfermeiros; Profissionais de Enfermagem; Capacitação de Recursos Humanos em Saúde; Escolas de Enfermagem.
Présentations et documents de référence: 
Accès d'enregistrement: