Date: 
Vendredi, octobre 1, 2021
Heure: 
11:00 - 12:30 (horário de Washington DC)
Description: 

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) celebrou o início da Década do Envelhecimento Saudável (2021-2030) no Dia Internacional das Pessoas Idosas (1 de outubro) com uma reunião inter-agências

Vídeo do Evento

_________________________________________________

 Proclamada pela ONU em dezembro de 2020 e alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a Década é a principal estratégia atual para alcançar e apoiar ações para construir uma sociedade para todas as idades. Ela estabelece uma agenda que pode reduzir as vulnerabilidades e aumentar os direitos, capacidades e resiliência das pessoas idosas.

A Região das Américas tem sido muito ativa na área do envelhecimento nas últimas duas décadas para melhorar a vida das pessoas idosas. Entretanto, a rápida transição demográfica, a instabilidade política e econômica, a alta diversidade e as desigualdades exigem um maior esforço a nível regional.

Medida que a expectativa de vida e a proporção de pessoas idosas aumenta, muitos adultos idosos nas Américas não conseguem ter acesso aos recursos básicos necessários para uma vida com sentido e dignidade, e experimentam barreiras para uma boa saúde, apoio social e bem-estar. Tais barreiras são exacerbadas para pessoas idosas em ambientes vulneráveis e em emergências, como demonstrou a pandemia da COVID-19.

Para enfrentar os desafios do envelhecimento da população e garantir o desenvolvimento sustentável nas Américas, são necessárias ações e intervenções multisetoriais. A Década do Envelhecimento Saudável é uma oportunidade única para fortalecer os esforços na Região e para reunir líderes, organizações e diferentes partes interessadas para trabalharem juntos para o objetivo principal da Década, que é melhorar a vida das pessoas idosas, de suas famílias e de suas comunidades.

Mais informações sobre a Década do Envelhecimento Saudável (2021-2030)

https://www.paho.org/es/decada-envejecimiento-saludable-2020-2030

https://www.decadeofhealthyageing.org/es

Objectif(s) de la réunion: 

-Presente a agenda do mecanismo da Década do Envelhecimento Saudável (2021-2030), na véspera de seu lançamento oficial nas Américas.

-Promover a colaboração, participação e comunicação entre as agências da ONU e o Sistema Interamericano para o cumprimento dos objetivos da Década.

Mots clés: 
Envelhecimento Saudável, Curso de vida saudável, Década do Envelhecimento Saudável 2020-2030
Accès d'enregistrement: